Menu Principal

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Apresentação do Curso de Ciências da Computação

 

O curso de Bacharelado em Ciências da Computação tem por objetivo a formação teórica e prática em computação ou informática. A formação do aluno abrange a compreensão do campo científico da computação que permitirá a sua aplicação na solução de problemas da sociedade e no desenvolvimento de conhecimento e tecnologias que permitam a evolução da computação.

Entende-se que o campo da computação é formado por áreas de conhecimento específicas, com seus respectivos conteúdos, que podem ser distribuídas em diversas matérias. Dentre as áreas de conhecimento que caracterizam a computação podemos citar:

- Computação, Algoritmos e Programação

- Linguagens de Programação e Compiladores

- Sistemas Operacionais, Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores e Sistemas Paralelos

- Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Concepção e Especificação de Software

- Arquitetura de Computadores e Sistemas Embarcados

- Sistemas de Informação e Banco de Dados

- Inteligência Artificial, Computação Gráfica e Processamento de Imagens

- Interação Humano-Computador

O curso garante uma formação básica nestes conceitos fundamentais que pode ser aprofundado em matérias das áreas de conhecimento específicas da computação de acordo com o perfil desejado pelo aluno. A formação abrange também o estudo dos aspectos profissionais, éticos e sociais da computação e de outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, matemática, física, economia, administração, direito e outras, tal como propõe as diretrizes propostas pela Comissão de Especialistas em Educação em Computação e Informática (CEEInf) do Ministério da Educação.

Share