Menu Principal

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Apresentação do Curso de Engenharia de Software

O curso de engenharia de software da UFRN visa formar profissionais para o emergente mercado de software e Tecnologia da informação (TI). Aqui você encontra informações sobre o curso, sobre a profissão, sobre o mercado de trabalho e muitas outras informações.

A engenharia de software é a área da computação responsável pelo estabelecimento de técnicas e práticas para o desenvolvimento de software cobrindo uma ampla área de aplicações e diferentes tipos de dispositivos, tais como sistemas de informação corporativos, sistemas e portais Web, aplicações em telefones celulares.

O perfil do curso

O curso está organizado em 8 semestres. Os dois primeiros anos formam o aluno nos conceitos básicos, o terceiro ano contempla as principais disciplinas da formação profissional e, no último, ele faz disciplinas optativas que permitem um direcionamento em tecnologias e áreas de aplicações específicas.

Por que engenharia de software?

O software está cada vez mais presente no nosso cotidiano e a crescente demanda pela sociedade vem requerendo, a cada ano, mais profissionais. Diante deste cenário, o curso de Engenharia de Software da UFRN busca propiciar a formação de profissionais altamente qualificados nessa área, com o objetivo de atender a demanda nacional crescente por profissionais na área.

O mercado de trabalho

As oportunidades para os profissionais de engenharia de software estão entre as que mais crescem no mercado nacional e global. Polos tecnológicos no Brasil e multinacionais da indústria de software são possibilidades de carreira para os concluintes. O curso está integrado ao projeto Metrópole Digital no qual empresas de software oferecem diversas oportunidades de estágio e emprego.

O perfil do profissional

O profissional de engenharia de software será capaz de projetar, planejar e gerenciar uma equipe para desenvolver e entregar produtos de software de qualidade que satisfaçam à necessidade do mercado e de clientes específicos.

O perfil do estudante

O aluno de engenharia de software deve interessar-se pela resolução de problemas através da codificação de soluções em produtos de software. Criatividade e capacidade de abstração são habilidades que devem ser desenvolvidas. O aluno é sempre movido por desafios e o interesse pela tecnologia é uma ferramenta importante.

Diferenças para outros cursos de computação

A informática evoluiu muito nas últimas décadas e atualmente as principais associações científicas e profissionais internacionais indicam a existência de cinco possíveis cursos de graduação: Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e Engenharia de Software.

 

Share