Menu Principal

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

UFRN-DIMAp-2011-105-RT

Título: Modelando a interação em padrões de usabilidade

Resumo: Padrões de projeto (design patterns) estão cada vez mais difundidos em desenvolvimento de software. Padrões têm sido aplicados no processo de software e no design de interfaces de usuário com bastante sucesso. Uma das razões da popularidade dos padrões é a possibilidade de representar de forma sistemática o conhecimento tácito obtido da experiência dos envolvidos na construção do software. No entanto, ao contrário dos padrões GoF, os padrões para sistemas interativos, dotados de Interfaces de Usuário Gráfica (GUI) e Web (WUI) são representados de uma forma que não possibilita uma visualização deles com diagramas que modelam e especificam a interação usuário-sistema de forma que se possa realizar análises de usabilidade e do impacto na arquitetura do software. Neste trabalho, mostramos como padrões de design de interação podem ser representados na linguagem de modelagem de interação ALaDIM e discutimos os benefícios que esta integração pode proporcionar aos profissionais de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador envolvidos.

Abstract: Design patterns are widely used in software development since the original proposal of a catalog of reusable object-oriented solutions - the GoF (Gang of Four) patterns. They have been applied successfully also in software process and user interface and interaction design. One of the main reasons of its popularity is because it is possible to represent the tacit design knowledge that has been revealed in design practice. However, differently as in GoF patterns, GUI and WUI patterns are not represented using visual diagrams, which has been the lingua franca for most software development stakeholder. Beyond that, visual languages allow usability and architectural impact analysis at design time. In this paper, we show how design patterns can be represented in ALaDIM, an interaction design language. We also argue that the integration of interaction patterns and visual languages enhances the collaboration among computer-human interaction and software engineering professionals.

Autores: Macilon A. Costa Neto, Jair Cavalcanti Leite

Link para Download: UFRN-DIMAp-2011-105-RT

Share