A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional - SBMAC, é uma sociedade civil aberta de caráter não lucrativo, de duração indeterminada e com número ilimitado de sócios com objetivos voltados para as áreas de Matemática Aplicada e Computacional. Como uma forma de atingir os objetivos aos quais se destina, a SBMAC está dividida em regionais que promovem anualmente encontros regionais chamados ERMACs. Além dos ERMACs a SBMAC promove vários outros eventos, entre eles os congressos nacional da SBMAC, CNMAC's, que atualmente está na sua 31º edição e cuja página poderá ser acessada através do ícone ao lado.
A Regional 03 é composta pelos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em 2008 a mesma organizará, em Natal, o 8º Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - VIII ERMAC-R3 será realizado na universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e através dos Departamentos de: Matemática (DMAT), Informática e Matemática Aplicada (DIMAP) e Estatística (DEST), com o apoio do Centro de Ciências Exatas e da Terra(CCET).
O 1º ERMAC-R3 foi realizado em Recife em agosto de 2001. Em 2002, Natal foi sede do II ERMAC-R3 realizado na UFRN. A terceira versão do evento foi sediada em João Pessoa-PB no mês de agosto de 2003. Em 2004, o IV ERMAC-R3 deu lugar ao Encontro Norte-Nordeste de Matemática Aplicada e Computacional (ENNEMAC) realizado novamente em Recife. O V foi realizado mais uma vez em Natal, desta vez em parceria com Universidade Potiguar (UNP). O VI e m João Pessoa e o VII foi sediado em Recife, na UFPE. Dessa forma, a regional tem alternado o local de realização destes eventos pelos seus estados e esse ano teremos o VIII ERMAC a ser realizado aqui em Natal.
Esses encontros tem buscado atingir os seguintes objetivos:-
Congregar estudantes, profissionais e pesquisadores das várias áreas da tecnologia, saúde e ciência que utilizem a matemática como ferramenta de descrição de suas atividades, principalmente aqueles no âmbito da Regional.
-
Motivar e estimular as atividades de ensino (em todos os níveis), pesquisa e desenvolvimento da matemática aplicada e computacional na Regional.
-
Incentivar programas e ações conjuntas com as instituições de ensino e pesquisa na regional.
-
Divulgar as atividades de pesquisa e extensão na área, que estão sendo desenvolvidas na região.
O evento procura captar contribuições que estejam incluídas (mas não limitadas) nas seguintes áreas:
-
Biotecnologia: Biomatemática, Bioinformática, e Bioestatística;
-
Tecnologias e Metodologias do Ensino de Matemática: Ferramentas e Métodos;
-
Matemática da Computação: Matemática Intervalar, Teoria dos Domínios, Métodos Formais, Lógica, Teoria das Categorias;
-
Estatística e Computação;
-
Computação Gráfica: Realidade Virtual, Processamento de Imagens, Visão Computacional;
-
Física Matemática e Computacional;
-
Matemática Aplicada à Engenharia;
-
Otimização;
-
Modelagem matemática;
-
Educação Matemática;
-
Equações Diferenciais.
Sobre Natal
Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é a noiva do sol, terra de um povo feliz e hospitaleiro, possui uma população aproximada de 710.000 habitantes numa área total de 170 km2. Está situada abaixo da linha do Equador e chega a apresentar até 15h de sol diárias, recheadas de coqueiros, dunas e muita água de coco. Sua história também atrai turistas de todo o mundo. A antiga Fortaleza, chamada Forte dos Reis Magos (fig. ao lado), que deu origem a cidade de Natal, fundada em 25 de dezembro de 1599 (Daí o nome da cidade: Natal), corresponde a uma densa história de colonização iniciada por portugueses, invadida por holandeses e franceses que mantinham estreita relação de escambo com os índios Potiguares, nativos da região.
De sua fundação, por Manuel de Mascarenhas Homem, passando pelo pioneirismo da urbanização da cidade, Natal se transformou numa bela e confortável cidade litorânea com uma extensa infra-estrutura hoteleira de nível internacional. Entre as suas praias mais famosas destacam-se: Ponta Negra com o famoso Morro do Careca; Genipabu, onde você pode desfrutar de inesquecíveis passeios de buggy ou dromedários pelas suas lindas dunas; Pirangi onde se encontra o grande cajueiro; Pipa onde pode-se avistar golfinhos; e muitas outras. Os natalenses, além das praias, contam com uma ótima culinária Nordestina, artistas populares e, segundo a Nasa, o título de "ar mais puro das Américas".
Para maiores informações sobre Natal acesse os seguintes sites:
CARTAZ PARA DOWNLOAD