Eventos |
COMPUTEC | | | CTD | | | CTIC | | | ENECOMP | | | ENIA | | | e-Science | | | JAI | ||
SBCUP | | | SECOMU | | | SEMISH | | | WCAMA | | | WEI | | | WIM | | | WIT | | | WPerformance |
Coordenação
- Auri M.R. Vincenzi, INF-UFG (coordenador geral)
- Marcelo Duduchi Feitosa, CEETEPS (coordenador geral)
- Umberto Souza da Costa, DIMAp-UFRN (coordenador local)
Descrição
O WEI é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem por objetivo
debater diferentes temas relacionados ao ensino de Computação e Informática. O WEI constitui-se num
importante fórum brasileiro para apresentações, tutoriais e debates entre docentes, discentes,
coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em Computação.
A Computação revolucionou a pesquisa científica, sendo hoje reconhecida como o "terceiro pilar" a sustentar tal pesquisa, junto com os pilares da teoria e da experimentação. Desta forma, ela permeia os avanços em todas as áreas do conhecimento. Novas formas de interação entre as ciências, em vários níveis e escalas, são mediadas pela Tecnologia da Informação, que é a simbiose da Ciência da Computação com diferentes domínios do conhecimento. Muitas das grandes descobertas científicas recentes são resultados do trabalho de equipes multidisciplinares que envolvem cientistas da Computação. Finalmente, ela é um componente indispensável para a implementação e o fortalecimento dos objetivos econômicos, tecnológicos e sociais de um país. Desta forma, planejamento a longo termo para a área terá consequências que irão além da Computação propriamente dita. O WEI foi concebido a partir de iniciativas semelhantes realizadas em outras partes do mundo e empreendido a partir dessas constatações.
A décima-nona edição do WEI traz mudanças significativas em relação às
edições anteriores. Em 2011, o Curso de Qualidade (CQ) e o WEI serão realizados em conjunto durante os
quatro dias do CSBC 2011. Especificamente, as atividades do Curso de Qualidade foram incorporadas ao WEI a fim de:
- possibilitar que participantes do CQ e do WEI possam interagir por mais tempo;
- proporcionar maior integração do público interessado e atuante na Educação em
Computação;
- proporcionar discussão em grupos maiores juntando o público de ambos os eventos; e
- eliminar o custo adicional do CQ e aumentar o conjunto de atividades do WEI.
Na edição de 2011, o tema principal do WEI será Educação em Computação na era da inclusão. O objetivo é identificar trabalhos de pesquisa inovadores relacionados à Educação em Computação que fomentem o suporte às redes informacionais e às tecnologias de informação e comunicação estando aptos a contribuir com a inclusão digital e social e o desenvolvimento sustentável, por meio da disseminação e transferência de tecnologia em contextos comunitários.
Esse tema reflete a preocupação com o uso racional dos recursos computacionais em prol de uma formação de recursos humanos e na conscientização de como empregar os recursos computacionais para fortalecer a inclusão digital e o acesso à informação por parte de todas as camadas da sociedade. Tal tema, além de estar alinhado com o tema principal do CSBC 2011 - Computação para todos: No caminho da evolução social - recebe atenção especial por parte dos órgãos de fomento governamentais com editais de apoio a projetos de pesquisa.
Iniciativas recentes dos governantes em fornecer computadores de baixo custo a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além de popularizar o acesso à Internet banda larga, também contribuem com a popularização do potencial dos computadores em atividades de ensino/aprendizagem. Discutir a formação de egressos em cursos de Computação capazes de explorar esses recursos é o que se deseja nesta edição do WEI, identificando como contribuir significativamente tanto para a socialização do uso da Informática, quanto no emprego de modo eficaz destes recursos em favor da cidadania.
Resumo: O tema do WEI 2011 é um exemplo notável da vinculação da Educação de Computação com necessidades sociais imediatas. Estabelece-se assim a a dialética, tão necessária a processos transformadores, da pesquisa promovida pelo Desafio 4º da SBC: o Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento, com a formação em Computação. Nesta palestra buscaremos refletir sobre o conceito de ambientes inclusivos, onde a necessidade de oferecer suporte especializado aos alunos com deficiência é ampliada em torno dos temas das identidades e das diferenças e da indagação sobre práticas e currículo em Computação, capazes de levar nossos alunos a agentes, eles próprios, de uma transformação possível. |
Resumo: Apreender [aprender e empreender], além de outras tantas [e complexas] atitudes, podem ser codificadas da seguinte forma: 1. combine habilidades; 2. falhe rápido; 3. procure, encontre, faça parte da ação; 4. atraia a sorte; 5. domine o medo; 6. aprenda aescrever; 7. seja persuasivo. Mas isso só fará sentido e dará resultados quando for em conjunto. Apreender se faz em rede. |
Lista de artigos completos aceitos para o WEI 2011:
A Sustentabilidade como Componente Curricular do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
Luciana Zaina (UFSCar – Sorocaba), Katti Faceli (UFSCar) |
Ambiente de Simulação Gráfica 3D para Ensino da Arquitetura de Processadores Erick Borges (UFPB), Igor Andrezza (UFPB), Berg Élisson Sampaio (UFPB), Glauco Silva (UFPB), Eduardo Lucena Falcão (UFPB), Kivio Grangero Wanderlei (UFPB) |
APIN: Uma Ferramenta Para Aprendizagem de Lógicas e Estímulo do Raciocínio e da Habilidade de
Resolução de Problemas em um Contexto Computacional no Ensino Médio Cleyton Dim (UFPA), Francisco Edson Rocha (UFPA) |
Avaliação do Comportamento do Aluno de Educação à Distância (EAD) na
Área de Computação Janaina Penedo (UFRJ), Morganna Diniz (UNIRIO), Flavio Pinheiro (Fundação CECIERJ) |
Comparação de Grades Curriculares Baseada em Agrupamento Hierárquico de Textos Nils Murrugarra (USP), Fernando Alva-Manchego (USP), Solange Rezende (USP São Carlos) |
Criação de Materiais de Ensino-Aprendizagem por Alunos usando o MERLOT: Um Estudo de Caso em Teoria
da Computação Carolina Scarton (USP), Sandra Aluísio (USP) |
Educação para além do mercado de trabalho David Santos (Universidade Estadual de Feira de Santana) |
Ensino de IHC: Atualizando as Discussões sobre a Experiência Brasileira Sílvia Amélia Bim (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Marco Winckler (Université Paul Sabatier), Milene Silveira (PUCRS), Raquel Prates (UFMG) |
Estratégias para melhorar os processos de Abstração na disciplina de Algoritmos Dilermando Piva Jr. (FATEC-UNIVESP-PUCCAMP), Ricardo Freitas (PUCCAMP/CEATEC) |
Gestão de Direitos Autorais em Educação a Distância na Área de
Computação Dilermando Piva Jr. (FATEC/UNIVESP/PUCCAMP), Joni Amorim (UNICAMP) |
Inclusão digital na cidade de Pombal Adriana Damasceno (UFCG), Clotildes Alvino (UFCG), Ítala Fernandes (UFCG), Flavia Moreira (UFCG), Tamires Santos (UFCG) |
IO Simulator: Um Simulador de Dispositivos de Entrada e Saída para Auxiliar o Ensino de Sistemas Operacionais
Thiago Medeiros (UNIPE), Cleyton Souza (UFCG), Tiago Sousa, Renê Gadelha (UFPE), Edilson Silva (UNIPE), João Júnior (UFPB) |
Licenciatura em Computação no Estado de São Paulo: Uma Análise Contextualizada e um
Estudo de Caso Luis Bezerra (Universidade Cruzeiro do Sul), Ismar Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul) |
O Design Instrucional nos cursos de Informática na modalidade a distância: A Experiência do
Instituto Federal do Espírito Santo José Mario Costa Junior (IFES), Danielli Carneiro (IFES), Saymon Castro (IFES) |
Takkou: Uma Ferramenta Proposta ao Ensino de Algoritmos Leonidas Barbosa (UFRN), Teresa Fernandes (UFRN), André Campos (UFRN) |
Um Interpretador de Comandos e Avaliador Gráfico para o Ensino de Estrutura de Dados Andrei Formiga (UFPE), Gilberto Sousa (UFPB), Alisson Brito (UFPB) |
Um jogo como instrumento de reflexão sobre a ação do homem no meio ambiente Rosângela Lima (UFF), Heron Marques (UFF), Alisson Quintanilha (UFF), João Paulo Tonelli (Petróleo Brasileiro S/A) |
Uma experiência de ensino de IHC para alunas do 1º ano do Ensino Médio Sílvia Amélia Bim (Universidade Estadual do Centro-Oeste) |
Uma nova metodologia para o desenvolvimento de sistemas de correção automática de listas de
exercícios de programação baseada em testes de unidade Thiago Noronha (UFMG), Gabriel Barbosa (UFMG), Natã Goulart (CEFET-MG), Matheus Pacheco (UFMG) |
Uma Proposta para Auxiliar Alunos e Professores no Ensino de Programação: O Ambiente AIIP Cledson Gomes (UFAL), David Lima (UFAL), Raphael Ribeiro (UFAL), Eliana Almeida (UFAL), Patrick Brito (UFAL) |
Lista de artigos resumidos aceitos para o WEI 2011:
Boas Práticas de Ensino de Gerência de Projetos: Bolsa de Projetos Rogério Güths (UFMS), Cláudia Fernandes (Prefeitura de Bodoquena), Barros Bárbara (UFMS) |
BrasilOS: Um Ambiente Didático para Auxílio ao Ensino e Aprendizado de Sistemas Operacionais Marcos Medeiros (IFCE), Rogério Guerra Diógenes Filho (IFCE), Emanuel Queiroz (IFCE), Hedwio Silva (IFCE), Verônica Pimentel Sousa (IFCE) |
Ensino de Algoritmos a Nível Médio Utilizando Música e Robótica: Uma Abordagem
Lúdica Tatyane Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Amanda da Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Jeane Melo (Universidade Federal Rural de Pernambuco) |
Programa de Residência em Software Luiz Ricardo Begosso (Fundação Educacional do Município de Assis), Luiz Carlos Begosso (Fundação Educacional do Município de Assis), Alex Poletto (Fundação Educacional do Município de Assis), Douglas Sanches da Cunha (Fundação Educacional do Município de Assis), Fernando Cesar de Lima (Fundação Educacional do Município de Assis) |
Robótica: Aprendizado em Informática de forma lúdica Renato Soares (Universidade Estadual de Campinas), Marcos Borges (Universidade Estadual de Campinas) |
Um jogo educativo voltado ao ensino de Modelagem de Dados Jarbele Cássia da Silva (UFPB), Alisson Brito (UFPB) |
Tópicos de interesse
O tema principal do WEI será Educação em Computação na era da inclusão.
As atividades no WEI compreendem apresentação de artigos completos e artigos resumidos no contexto
específico das trilhas, além de palestras convidadas e grupos de trabalhos nos seguintes tópicos:
- Estudos e levantamentos sobre inclusão digital e Educação em Computação
- Estratégias para o uso de recursos computacionais de baixo custo para inclusão digital e
Educação em Computação
- Experiências em atividades de extensão que fomentem o interesse de estudantes no uso de computadores
- Experiências no uso de redes informacionais e as tecnologias de informação e comunicação
para inclusão digital e Educação em Computação
- Desenvolvimento de ferramentas de auxílio ao ensino de Computação
- Educação à Distância na área de Computação
- Experiências com o uso de software livre em cursos de Computação
- Experiências em atividades de extensão universitária em cursos de Computação
- Experiências em cursos Sequenciais, Tecnológicos e de Licenciatura na área de Computação
- Experiências inovadoras na elaboração de grades curriculares para cursos de Computação
- Formação multidisciplinar em Computação: experiências e tendências
- Grandes desafios em Educação em Computação
- Metodologias de ensino na área de Computação
- Perfil do profissional na área de Computação
- Políticas de atualização de bibliotecas na área de Computação
- Políticas de atualização dos laboratórios de Computação
- Processos de avaliação em cursos de Computação (avaliação de docentes, discentes,
curso, entre outros)
Submissão de trabalhos
A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica, através do sistema
JEMS de submissões de artigos da SBC. Os artigos podem ser
escritos em português ou em inglês e serão aceitos somente em formato PDF utilizando o
estilo dos artigos
da SBC. Artigos completos deverão ter de oito a dez páginas, indicando claramente os aspectos de
inovação e suas contribuições para a Educação em Computação. Artigos
resumidos, por sua vez, deverão ter exatamente quatro páginas, indicando experiências e pesquisa atual
sobre Educação em Computação.
Datas importantes:
- Data limite para submissão dos trabalhos:
30 de março de 2011
8 de abril de 2011
- Notificação dos trabalhos aceitos:
19 de maio de 2011
- Data limite para envio das versões finais:
26 de maio de 2011
Colaboradores
- Auri Marcelo Rizzo Vincenzi - UFG
- Anna Helena Reali Costa - USP
- Guilherme Horta Travassos - UFRJ
- José Palazzo Moreira de Oliveira - UFRGS
- Marcelo Duduchi - CEETEPS
- Mirella Moro - UFMG
- Noemi Rodriguez - PUC-Rio
Comitê de Programa (em formação)
- Alessandra Dahmer - USCS
- Alexandre Cidral - UNIVILLE
- Ana Paula Ambrósio - UFG
- Anna Helena Reali Costa - USP
- Auri Marcelo Rizzo Vincenzi - UFG
- Carlos Eduardo Ferreira - USP
- Carmem Hara - UFPR
- Clovis Torres Fernandes - ITA
- Daltro Nunes - UFRGS
- Debora Paiva - UFMS
- Dilermando Piva Jr. - FATEC-ID
- Edson Pimentel - UFABC
- Eliana Almeida - UFAL
- Elói Favero - UFPA
- Esteban Clua - UFF
- Fatima Nunes - EACH-USP
- Guilherme Horta Travassos - UFRJ
- Ismar Frango Silveira - Universidade Presbiteriana Mackenzie
- José Maria David - UFJF
- José Palazzo Moreira de Oliveira - UFRGS
- Lúcia Giraffa - PUCRS
- Marcelo Duduchi - CEETEPS
- Marcelo Augusto Santos Turine - UFMS
- Marcos José Santana - ICMC-USP
- Maria Augusta Vieira Nelson - PUC Minas
- Marilia Macorin de Azevedo - CEETEPS
- Mariza Bigonha - UFMG
- Mirella Moro - UFMG
- Morganna Diniz - UNIRIO
- Nizam Omar - Universidade Presbiteriana Mackenzie
- Noemi Rodriguez - PUC Rio
- Raquel Prates - UFMG
- Regina Helena Carlucci Santana - ICMC-USP
- Roberto Bigonha - UFMG
- Ronaldo Celso Messias Correia - UNESP
- Ronaldo Mello - UFSC
- Rosana Braga - ICMC-USP
- Sandra Fabbri - UFSCar
- Simone Martins - UFF
- Therezinha Souza da Costa - PUC Rio
Faça o download da Chamada de Trabalhos para o WEI 2011 (em formato PDF) |
Copyright © 2009-2011 - Everton Cavalcante & Qualitare Agência de Internet
All rights reserved.