SECOMU - XLI Seminário sobre Computação na Universidade

Inicial | Programação

Paineis

O Ensino e a Pesquisa da Computação nos Países de Língua Portuguesa: Metas e Desafios

19 de julho de 2011 (terça-feira), das 14:30 às 16:30
Moderador: Paulo Cunha (UFPE, Brasil)
Painelistas:
- Prof. Helder Coelho (Universidade de Lisboa, Portugal)
- Prof.ª Esselina Macome (Banco Central, Moçambique)
- Prof. Mateus Padoca Calado (Universidade Agostinho Neto, Angola)
- Prof.ª Mirella Moro (UFMG, Brasil)
Resumo: Neste painel serão discutidos o ensino e a pesquisa em Computação nos países de língua portuguesa e os impactos correspondentes nas questões políticas, econômicas e sociais relevantes para estes países. Essas questões serão tratadas pelos painelistas convidados, objetivando uma maior parceria de projetos e ações entre estes países irmãos. Espera-se que tal iniciativa venha a contribuir para o estabelecimento de propostas integradas de médio prazo para formação de recursos humanos qualificados e solução de problemas prioritários encontrados em países de língua portuguesa na área de Computação.

Programas e Políticas Nacionais e Regionais de Incentivo a Pesquisa e Inovação

20 de julho de 2011 (quarta-feira), das 14:30 às 16:30
Moderador: Silvio Meira (professor titular da UFPE e cientista-chefe do CESAR)
Painelistas:
- Virgílio Almeida (professor titular da UFMG e secretário da SEPIN/MCT)
- Maria Bernadete Cordeiro (professora titular da UFRN e presidente da FAPERN)
- Tarcisio Pequeno (professor titular da UFC e presidente da FUNCAP)
Resumo: O objetivo deste painel é apresentar experiências e lições aprendidas de programas e políticas nacionais e regionais de incentivo a pesquisa e inovação, assim como discutir perspectivas e desafios futuros.

Viabilizando a "Computação para todos"

21 de julho de 2011 (quinta-feira), das 14:30 às 16:30 (em conjunto com o COMPUTEC 2011)
Moderador: Berthier Ribeiro-Neto (UFMG)
Painelistas:
- Silvio Meira (professor titular da UFPE e cientista-chefe do CESAR, representante de Centros de Pesquisa e Inovação)
- Virgílio Almeida (professor titular da UFMG e secretário da SEPIN/MCT, representante do Governo)
- Francisco Saboya (diretor da Porto Digital, representante de clusters de TI)
Resumo: Este painel discutirá o papel do Governo, indústria e centros de pesquisa e inovação na viabilização da "Computação para todos" - tema do CSBC 2011. Serão tratados tópicos como políticas de incentivos à pesquisa, desenvolvimento e inovação, articulação de cadeias produtivas, financiamento, estado atual da "universalização" da Computação no Brasil e potencial do país em relação ao tema, considerando o crescimento econômico, os eventos esportivos de dimensão global e a consequente modernização, intrinsecamente ligados às tecnologias de informação e comunicação.

Inclusão Digital: Experiências, Perspectivas e Desafios Futuros

22 de julho de 2011 (sexta-feira), das 14:30 às 16:30
Moderador: Flávio Rech Wagner (professor titular da UFRGS)
Painelistas:
- Luis Fernando Soares (professor titular da PUC-Rio, pesquisador em TV Digital)
- Rogério Marinho (deputado federal, idealizador do programa "Metropóle Digital")
- Carlos Afonso (conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), pesquisador do NUPEF)
Resumo: Este painel irá apresentar e discutir experiências recentes de programas e iniciativas de inclusão digital no país, assim como debater perspectivas e desafios futuros.