WEI - XIX Workshop sobre Educação em Computação

Inicial | Programação | Palestra e Painéis | Comitê

Formação em TI no contexto da Educação Superior Brasileira

Prof. Paulo Roberto Wollinger (Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC)
Resumo: Educação Superior no Brasil: Números e desafios de curto prazo. Referenciais de qualidade para a Educação Superior: Cursos e Currículos

Educação Empreendedora

Prof. Dr. Silvio Lemos Meira (UFPE/CESAR)
Bio: Silvio Lemos Meira é paraibano de Taperoá, onde nasceu em 2 de fevereiro de 1955, e pernambucano de coração. Meira fez Graduação em eletrônica no ITA (1977), Mestrado em Computação na UFPE (1981) e Doutorado em Computação na University of Kent at Canterbury (1985) e é Professor Titular de Engenharia de Software do Centro de Informática da UFPE (como Professor de Graduação e Pós-Graduação). Como cientista-chefe do CESAR é responsável por descobrir perguntas (ao invés de arranjar respostas) e inovação em geral, e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital.
Resumo: Apreender [aprender e empreender], além de outras tantas [e complexas] atitudes, podem ser codificadas da seguinte forma: 1. combine habilidades; 2. falhe rápido; 3. procure, encontre, faça parte da ação; 4. atraia a sorte; 5. domine o medo; 6. aprenda aescrever; 7. seja persuasivo. Mas isso só fará sentido e dará resultados quando for em conjunto. Apreender se faz em rede.

Ambientes Inclusivos: Formação em Computação e Compromisso Social

Prof.ª Dra. M. Cecilia C. Baranauskas (Unicamp)
Bio: M. Cecilia C. Baranauskas é professora titular no Instituto de Computação (IC) e Coordenadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) na Universidade de Campinas (Unicamp), São Paulo, Brasil. Bacharel e Mestre em Ciência da Computação e Doutora em Engenharia Elétrica pela Unicamp, Honorary Research Fellow na Staffordshire University e Visiting Fellow junto ao Applied Informatics with Semiotics Lab na University of Reading, Reino Unido (2001-2002). Recebeu a Cátedra Ibero-Americana Unicamp-Santander Banespa para estudar problemas de acessibilidade em Engenharia de Software na Universidad Politécnica de Madrid, Espanha (2006-2007). Foi agraciada com o ACM SIGDOC Rigo Award em 2010. Seus interesses de pesquisa têm foco na interação humano-computador, particularmente investigando diferentes formalismos (incluindo Semiótica Organizacional e Design Participativo) na análise, design e avaliação de sistemas em contextos de design para e-Cidadania e e-Inclusão. Foi representante brasileira no TC13 da IFIP e membro do CE IHC da SBC; atualmente é membro da BR-CHI (an ACM SIGCHI local chapter) Executive Council.
Resumo: O tema do WEI 2011 é um exemplo notável da vinculação da Educação de Computação com necessidades sociais imediatas. Estabelece-se assim a a dialética, tão necessária a processos transformadores, da pesquisa promovida pelo Desafio 4º da SBC: o Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento, com a formação em Computação. Nesta palestra buscaremos refletir sobre o conceito de ambientes inclusivos, onde a necessidade de oferecer suporte especializado aos alunos com deficiência é ampliada em torno dos temas das identidades e das diferenças e da indagação sobre práticas e currículo em Computação, capazes de levar nossos alunos a agentes, eles próprios, de uma transformação possível.

Reuniões

Reunião dos Grupos de Trabalho (GTs)
Local: Bloco C - Auditório Fernando Paiva
Resumo: As reuniões dos Grupos de Trabalho acontecem todo o ano junto ao WEI. Os GTs atuam na elaboração dos currículos de referência, discutem questões relacionadas à avaliação e ações atuais e futuras relacionadas aos cursos de ensino superior em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Licenciatura em Computação, Sistemas de Informação, bem como aos Cursos Superiores de Tecnologia e demais relacionados à Computação e Informática.

Reunião do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação
Local: Bloco C - Salão Genipabú

Reunião do Fórum de Coordenadores de Graduação
Local: Bloco C - Auditório Fernando Paiva
Resumo: O Fórum de coordenadores de cursos de computação é formado pelos coordenadores de cursos de ensino superior em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Licenciatura em Computação, Sistemas de Informação e Cursos Superiores de Tecnologia e se reuni anualmente durante o WEI.

Reunião da comunidade com representantes do CNPQ e CAPES
Local: Bloco C - Auditório Gov. Lavoisier Maia

Paineis

Novas Competências na Formação do Profissional de Computação