CSBC 2011 |
Nas últimas décadas, os impactos da Computação estão levando a uma contínua quebra de paradigmas sociais, econômicos, científicos, educacionais e culturais. A mobilidade, a disseminação e a ubiquidade da informação, assim como os mecanismos de cooperação proporcionados pela Computação, estão revolucionando a vida em sociedade de formas inesperadas e surpreendentes. A SBC definiu, em 2006, os Grandes Desafios Científicos da Computação para a próxima década, que exigirão esforços de pesquisa de longo prazo, por grandes equipes interdisciplinares, na solução de problemas de significativa relevância para o Brasil e para a humanidade.
Em 2011, o tema do XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação será Computação para todos: No caminho da evolução social. Durante o período de 19 a 22 de julho, a cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, será palco de um fórum privilegiado para a ampla discussão e análise da revolução científica associada aos Grandes Desafios, à luz dos impactos que as suas soluções trarão para a sociedade em todas as suas dimensões. O tema do CSBC 2011 está relacionado aos Grandes Desafios e destaca a importância dos mesmos no contexto da evolução da sociedade, visando diminuir as diferenças dos diferentes estratos da população no acesso à tecnologia, para propiciar uma maior participação da Computação no dia-a-dia de todas as pessoas.
A apresentação, estudo e disseminação das novas tecnologias e o seu uso nos processos cotidianos da vida das pessoas são aspectos que devem ser identificados e fomentados, para o exercício da cidadania plena. A proposta de soluções adequadas para viabilizar a "Computação para todos" é importante para instituições, governos e pessoas dedicadas ao bem-estar da população. Tal tema tem como finalidade ressaltar, explicitamente, o papel da Computação como vetor de disseminação do conhecimento tanto para atingir indivíduos quanto organizações, o que consequentemente contribui para a evolução social. Com esse tema, o CSBC 2011 está centrado em um ponto que é uma preocupação global, mas que ainda exige ações para se atingir o grau de inclusão que se pretende. Há várias lacunas ainda em termos de desenvolvimento de hardware e software para uma real universalização da Computação e dos benefícios que ela pode prover aos cidadãos.
O caráter genérico do tema abrange todos os Grandes Desafios uma vez que exige reflexões em relação aos cinco desafios para prover soluções de forma a viabilizar a Computação para todos. Soluções em termos de gestão da informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos (Desafio 1), são necessárias para possibilitar que todos os indivíduos tenham acesso aos dados multimídia. A modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza (Desafio 2) é essencial para tornar esses sistemas disponíveis para acesso por todos, de forma interativa.
O Desafio 3, impactos para a área da Computação da transição do silício para as novas tecnologias envolve a busca de soluçães de circuitos e processadores para a evolução do hardware, visando atingir a todas as parcelas da sociedade. O acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento (Desafio 4) exige competências multidisciplinares para prover soluçães para o acesso a todos, em um cenário de diversidades e diferenças sócio-econômicas e culturais. O Desafio 5, desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos envolve diversas soluções de software para possibilitar a Computação para todos.
No período de realização do congresso, os debates e discussões sobre os avanços na área da Computação vão reunir cientistas, técnicos, profissionais, além de estudantes, com o objetivo de trocar informações e experiências entre as comunidades científicas de todo o país. Nessa perspectiva, para o CSBC 2011 serão priorizados trabalhos que abordem:
- | sistemas de software para inserção social em geral, incluindo acesso participativo através de TV Digital, Web, governo eletrônico, etc.; |
- | Computação em Nuvem e impactos no custo de acesso a informação; |
- | Computação Ubíqua, permitindo acesso em qualquer lugar e através de diferentes tipos de dispositivos; |
- | interfaces de usuário priorizando acessibilidade e usabilidade; |
- | desenvolvimento baseado em componentes visando reuso; |
- | serviços Web; |
- | bibliotecas digitais; |
- | hardware de baixo custo; |
- | middleware para integração de sistemas; |
entre outros. |
Copyright © 2009-2011 - Everton Cavalcante & Qualitare Agência de Internet
All rights reserved.